VIII Congresso Internacional da Sociedade Hegel Brasileira

LÓGICA E METAFÍSICA EM HEGEL

28, 29 e 30 de Outubro de 2015

Trabalhos Aceitos

Adilson Felicio Feiler Título do trabalho: "A diversidade como lógica nos escritos da juventude de Hegel".

Claudio da Silva Costa Título do trabalho: "Igrejas Cristãs: Hegel e Lampedusa sob a Égide da Modernidade Líquida".

Cleiton Gil Barbosa Título do trabalho: "O Conceito de Espírito, Lógica e os Padrões pós Metafísicos: Indagações Provocativas acerca da Atualidade da Filosofia Hegeliana".

Cristiane Moreira Título do trabalho: "A Visão de Hegel sobre o Direito e sua Funcionalidade".

Danielle Lima de Paula Título do trabalho: "O Direito contra o não Direito: A Analogia entre o Juízo Negativamente Infinito e o Crime em Hegel".

Danilo Ribeiro Peixoto e Ricardo Henrique Carvalho Salgado Título do trabalho: "Críticas à "Reatualização Indireta" da Filosofia do Direito de Hegel como opção Metodológica de Axel Honneth".

Fábio Mascarenhas Nolasco Título do trabalho: "A medida e a desmesura da ciência moderna: cálculo infinitesimal e teoria atômica na Doutrina do Ser de Hegel".

Federico Sanguinetti Título do trabalho: "Sentido e referência em Hegel? Uma primeira aproximação a partir de um horizonte neo-fregeano".

Frederico Ferraguto Título do trabalho:" Wenn das Anlaufen nicht über den Graben hinüberkommt. Hegel e o realismo racional".

Frederico Orsini Título do trabalho: "Sobre a ideia não pragmatista do início da filosofia em Hegel".

Gonzalo Tinarejos Arce Título do trabalho:" Sobre las Pruebas Lógica y Fenomenológica de la Existencia de Dios: Hegel en Dialogo Especulativo con San Anselmo".

Greice Ane Barbieri Título do trabalho:"O poder contra a violência na política hegeliana: uma questão de força a partir da Ciência da Lógica".

Guilherme Ferreira Título do trabalho: "Lógica Poética e Poetização das Artes na Estética de Hegel".

Hélio Azara de Oliveira Título do trabalho: "A Dialética Marxiana em Face da Dialética Hegeliana: Usos por Marx de Operadores da Lógica em O Capital".

Janaína Silveira Mafra Título do trabalho: "De Xenofonte a Kojève – de Kojève a Hegel".

José Aldo Camurça de Araújo Neto Título do trabalho:"A efetivação da metafísica na filosofia hegeliana: essa pretensão é possível?".

Júlia Sebba Ramalho Morais Título do trabalho: "O conceito hegeliano de espírito na Lógica e na Filosofia do Real: paralelismos e descontinuidades".

Lucas Piccini Lazzaretti Título do trabalho:" Do conceito à existência efetiva: a reestruturação kierkegaardiana das categorias modais hegelianas".

Maglaine Priscila Zoz Título do trabalho: "SILOGISMO HEGELIANO: Um elemento ontológico ou normativo do sistema da Ciência da Lógica?".

Maicon Gilvan Lima Campos Título do trabalho: "Aproximações da metafísica de Hegel na renovação crítica da Geografia (1970-1980)".

Marcelo Lucas Cesco Título do trabalho: "O Absoluto no seu vir-a-ser".

Marcos Fábio Alexandre Nicolau Título do trabalho: "A Religião como Consciência do Absoluto".

Mário Sérgio da Conceição Oliveira Junior Título do trabalho: "A Lógica da Liberdade Absoluta em Hegel".

Marloren Lopes Miranda Título do trabalho: "O Problema da Metafísica em Kant e Hegel: Duas Investigações Sobre o Incondicionado".

Marly Carvalho Soares. Título do trabalho: "O movimento das coisas finitas como impulso para o infinito na Lógica do Ser".

Nágila de Moura Brandão Título do trabalho: "A lógica e a dialética hegelianas presentes na "Pedagogia do Oprimido".

Pedro Geraldo Aparecido Novelli Título do trabalho: "A Lógica da Pobreza a as Soluções Metafísicas na Filosofia do Direito de Hegel".

Philipe Pimentel Título do trabalho:" A metafísica do tempo: o ponto e o agora".

Ramon Bolívar C. Germano Título do trabalho: "Kierkegaard como crítico [da Lógica] de Hegel?! Uma reconsideração".

Renata Inarah Guerra Santos Título do trabalho: "O pensamento objetivo e o sistema da razão pura".

Ricardo Crissiuma Título do trabalho:"A formação do sistema, sobretudo com a identificação entre lógica e metafísica, levaria Hegel a perder o solo histórico de sua filosofia?".

Ricardo Henrique Carvalho Salgado e Diego Manente Bueno de Araújo Título do trabalho: "Caminho para o Absoluto: a Lógica de Hegel como pensamento principal de seu sistema filosófico".

Robinson dos Santos Título do trabalho: "Caminho para o Absoluto: a Lógica de Hegel como pensamento principal de seu sistema filosófico".

Sabrina Paradizzo Senna Título do trabalho: "Efetivação da liberdade no Estado por um processo lógico na Filosofia do Direito de Hegel".

Silvana Colombo de Almeida Título do trabalho: "A Lógica e a Filosofia do Direito hegelianas: caminhos para uma filosofia dos Direitos Humanos não jusnaturalista".

Thiago Ferrare Título do trabalho: "Crítica como processo imanente: Erfahrung, negação determinada e materialismo".

Tomás Farcic Menk Título do trabalho: "A Lógica como fundamentação metafísica das ciências reais".